CENTRAL DE NEGÓCIOS ÀS CEGAS: QUAIS OS IMPACTOS GERADOS PELA FALTA DE VISIBILIDADE ENTRE CENTRAL E UNIDADES 

Imagine-se na seguinte situação: você está sentado ao volante de um carro, com a estrada estendendo-se à sua frente, mas algo está ausente. O painel de controle, aquele conjunto de mostradores e marcadores que fornece informações vitais, está completamente apagado. Você não tem ideia de quão rápido está indo, quanto combustível resta no tanque ou se o motor está funcionando corretamente. Você está dirigindo às cegas

Essa situação, embora estranha e improvável em um carro, de alguma forma pode se assemelhar à forma como algumas redes de negócios operam. Imagine uma franqueadora ou central que, semelhante a um motorista sem painel, não tem uma visão clara do que está acontecendo nas unidades sob seu guarda-chuva.  

O engajamento das unidades nas campanhas e os resultados gerados são como os elementos essenciais do painel para uma franqueadora que não tem os indicadores necessários para esse processo. Neste blog, vamos mergulhar nesse tema e explorar os impactos da falta de visibilidade da central sobre as unidades de negócios.  


IMPACTOS NA CENTRAL 

A central é o núcleo estratégico de qualquer rede de negócios, que fornece as orientações necessárias para o sucesso e desempenho das unidades.  

No entanto, quando a central não conta com uma gestão estratégica em dados, carece de visibilidade sobre as unidades, levando a falta de faturamento esperado, afetando o desempenho da unidade no mercado e a central na captação de novas unidades. 


IMPACTOS NAS UNIDADES  

Que as unidades são o centro de qualquer rede de negócios é inegável, mas muitas franqueadoras só dão o suporte necessário no primeiro ano de integração, e depois desse período as unidades se encontram “à deriva”. Elas dependem da central para orientação e formação estratégica de acordo com o mercado, o que determina seus resultados. 

Quando a central se orienta em achismos e não dados, carece de visibilidade, levando as unidades a enfrentarem desafios que poderiam ser evitados com a geração de dados necessários no processo de criação de campanhas e distribuição. 

Unidades desorientadas exibem baixo desempenho, como não alcançarem as metas de faturamento, terem baixo capital de giro e um alto turnover. 


IMPACTOS NO DESEMPENHO DO NEGÓCIO E RESULTADOS 

O desempenho do negócio e a obtenção de resultados são os objetivos finais de qualquer rede de negócios. No entanto, quando a central não possui visibilidade adequada, esses objetivos podem ser comprometidos. Vamos explorar como a falta de visibilidade afeta diretamente o desempenho e os resultados da rede: 

Indicadores de Desempenho: 

A central depende de dados precisos das unidades para avaliar o desempenho. Sem informações confiáveis, torna-se difícil medir o progresso em relação a metas e identificar áreas que precisam de melhorias. 

Impacto Financeiro: 

A falta de visibilidade pode levar a decisões financeiras equivocadas. Investimentos mal direcionados, desperdício de recursos e perda de oportunidades de receita podem prejudicar o desempenho financeiro geral da rede. 

Cumprimento de Metas: 

As metas da rede são definidas pela central. Sem uma visão clara do que está acontecendo nas unidades, a central não pode garantir que as metas sejam alcançadas, resultando em desalinhamento e falta de foco. 

Retenção e Satisfação do Cliente: 

Decisões equivocadas podem resultar em problemas de qualidade ou atendimento ao cliente. Isso afeta a satisfação do cliente e pode levar à perda de negócios repetidos. 


O PLANO DE AÇÃO PARA VOCÊ TER DIREÇÃO 

Já pensou em contar com uma ferramenta de biblioteca, onde o seu time de marketing subirá as peças das campanhas para as unidades, podendo ter rastreabilidade de downloads e monitoramento de engajamento? 

Uma outra solução é oferecer para as suas unidades uma ferramenta de Canvas, onde você dará autonomia para elas fazerem seus próprios pequenos ajustes, desafogando assim o seu time de marketing 

 

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